sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Não julgueis..."

"Não julgueis..."

Muitos ficam se perguntando o que seria julgar. Uns, pensam que se trata do fato de criticar, outros, pensam que seria apenas o fato de falar contra algo. Bem, é certo que Jesus disse que não devemos julgar (Mt 7:1). Porém, que julgamento é esse?

Seria a tão conhecida crítica? Não, pois Jesus criticou a coisas erradas (Mt 23), e Paulo também (1Co 5:1,2; Gl 3:1-5...), e os outros apóstolos, e discípulos. Ainda também temos o fato do julgamento propriamente dito. Paulo fala para não recorrermos às autoridades ímpias, se tivermos problemas com nossos irmãos, mas que tenha alguém, entre nós, que julgue a situação (1Co 6:1-9).

Muitos, no meio evangélico, principalmente no meio pentecostal e o neopentecostal, infelizmente, pegam este texto fora do contexto, aquele famoso "Ai daquele que tocar no Meu ungido!" (Sl 105:15 - cujo contexto real está, na verdade, em Sl 105:5-15). Este texto é muito usado para fazer com que ministros do Evangelho sejam "à prova de críticas". Mas, diz a Bíblia, que, nos tempos da Nova Aliança, feita em Cristo Jesus, todo aquele que busca conhecer mais de Deus, é um ungido! (1Jo 2:20,27) Bem, Jesus é enfático, quando diz, que, pelos frutos conheceremos a todo profeta, pregador, pastor, ou qualquer outro ministro do Evangelho, se é, ou não, de Deus (Mt 7:15-20).

A Bíblia até fala, que, quando se trata dos dons espirituais, no caso, o dom de profecia, nesta parte, que é para toda profecia ser julgada (1Co 14:29), ou seja, avaliada e criticada. Portanto, não devemos ser meninos no Evangelho, devemos sempre buscar estar na estatura de varão perfeito (Ef 4:13), para não sermos enganados por ventos de doutrina (Ef 4:14).

Todos nós, independente da situação, devemos estar aptos a receber críticas, e julgamentos, e avaliações, pois somos diariamente cercados por uma nuvem de testemunhas (Hb 12:1b), sejam anjos, demônios, pessoas, ou o próprio Deus. E o próprio apóstolo João diz, que, quem é da luz, não se importa de ser avaliado ou criticado, já quem está nas trevas, se esconde de tudo isso (Jo 3:19-21).

Afinal, como é dito popularmente: "Quem não deve, não teme!". Então, é como o apóstolo Paulo diz, quanto a nós, Igreja do Senhor: "Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5:27).

Então, povo de Deus, somos o quê? Luz ou trevas? Porque deveríamos temer a um julgamento ou crítica? Saiba, que, quando Jesus disse de não julgarmos, isto se trata de não falarmos daquilo que não testificamos, nem daquilo que não vimos, o famoso "julgar o livro pela capa". Mais precisamente, é isto que Ele quer dizer, sobre o "não julgar": "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." (Jo 7:24).

Como foi visto, existe o julgamento de aparências, e o julgamento reto! Justamente, quando julgarmos, devemos, não julgar pelo que se vê, mas segundo a Palavra de Deus, o padrão de justiça do povo de Deus! (2Tm 3:16,17)

Enfim, tudo seja julgado, toda pregação, toda profecia, toda declaração, toda doutrina, até mesmo toda heresia, no crivo da Palavra de Deus! Que sejamos pessoas com discernimento suficiente, para saber o que convém, e o que não convém ser julgado, e de que maneira!

Por fim, vejamos uma última coisa interessante:

"Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."
(Mt 7:1-5)


Será, mesmo, que o texto bíblico acima proíbe o julgamento? Ou, antes, é um alerta de Jesus, para que, se você criticar os erros e os errados, esteja pronto para ser criticado, também, quando errar. E, Jesus, na mesma passagem, coloca a condição perfeita para julgar: quando tiver uma vida irrepreensível, exemplar, e não tiver "rabo preso" com ninguém, ou "teto de vidro". Aí, sim, terá autoridade, na hora de julgar.

É, irmãos, sigamos o exemplo de Pedro, quanto a crescer na Graça e no conhecimento. Pois, não adianta só crescer na Graça, e ser ignorante acerca das coisas de Deus, e também, não adianta crescer só no conhecimento, para no fim, ser um cético ou frio, ou insensível à voz de Deus! Enfim: conheçamos a Deus, em Cristo Jesus, para termos a Vida Eterna (Jo 17:3), conheçamos e prossigamos em conhecer a Deus (Os 6:3), e cuidado com a ignorância, pois ela DESTRÓI, MATA, o povo de Deus, e, a rejeição do conhecimento de Deus, em Sua Palavra, faz com que por Ele sejamos rejeitados! (Os 4:6) 

CUIDADO, portanto!

Deus abençoe a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário