sábado, 5 de maio de 2012

O Perdão

O Perdão

Uma grande questão tem estado no seio da Igreja: o que é o perdão? Uns, pensam que perdoar é simplesmente falar "Eu te perdoo!" (e no fundo, o coração ainda guardar mágoa), outro pensam que perdoar é, o que chamam os pregadores, de, "liberar o perdão", e ainda outros pensam, que, depois de perdoarem, não precisam mais falar com o perdoado ou a perdoada, se não quiserem ou não se sentirem à vontade. E pior: há também pessoas que pensam, e pregadores que ensinam, que o perdão não deve vir do que fez o mal, e sim, do que sofreu o mal. No caso, a pessoa inocente, deve se fazer de culpada, e ela pedir perdão ao que lhe fez o mal.

É realmente isso o que a Bíblia ensina? Veremos os fatos, conforme narrados. Começaremos pelas palavras do Senhor Jesus, acerca do assunto. Devemos, antes de qualquer coisa, saber que Deus avalia as intenções do coração, pois Ele sonda os corações (Sl 139:1,2,23; Jr 17:10; Ap 2:23cd;). Pois bem, voltando às palavras do Senhor, Ele, na parábola do credor incompassivo, disse que a iniciativa do pedido de perdão deve vir do que ocasionou o mal (Mt 18:26). Então, ouvindo o pedido de perdão, o que sofreu o mal perdoa (Mt 18:27). No caso, as passagens entre parênteses são em relação à perdão de dívida.

Isso mesmo, o perdão é uma dívida, que temos uns para com os outros, e até mesmo podemos tê-la com Deus, como parte da oração do "Pai Nosso" (Mt 6:12). Há limites para perdoar? Pedro até mesmo já estipulou um limite (Mt 18:21), mas Jesus disse que não há limites para perdoar (Mt 18:22)! Jesus falou, que, quando estivermos orando, já devemos perdoar a pessoa, para que Deus nos perdoe (Mc 11:25), porém, devemos saber que, se não perdoarmos esta pessoa, Deus não nos perdoará (Mc 11:26). Por isso a importância do perdão, pois, lembre-se: o perdão é uma dívida. Sabemos, que, temos uma dívida com Deus, e ela foi paga pelo Senhor Jesus na cruz (Cl 2:14), porém, quem O ama, O obedece (Jo 14:15,21; Jo 15:10), então, não saiamos da Graça, mas, façamos a vontade do Senhor!

Talvez você esteja se perguntando: "como assim pedir perdão na oração? E depois, como fico com essa pessoa?" Não é que, você não deva esperar a pessoa pedir perdão, e já fazer um perdão automático, não é isso. O que Jesus quis dizer na oração, é que, devemos mostrar nossa disposição para perdoar alguém, na nossa oração, pois senão, seria algo contraditório, visto que, nós, os que fizemos mal contra Deus, com nossos pecados, devemos pedir perdão, esperar o pedido de perdão, como Deus espera de nós, e assim também devemos perdoar, SE ALGUÉM PEDIR PERDÃO. Aí entra este versículo do Pai Nosso (Mt 6:12) 

Nada mais há complicado nesta vida, do que o perdão. Só quem sofreu sabe a dificuldade de apagar este fato de sua vida, só quem sofreu SABE! Alguns, talvez, sofreram estupro de seus parentes, até mesmo de seus pais. Outros viram seus entes queridos morrerem na sua frente, e, naturalmente, guardam ódio e rancor dos assassinos. E até mesmo outros, que tiveram suas confianças traídas não conseguem mais perdoar, e consequentemente, confiar naquela pessoa. Diversos são os casos.

Porém, devemos nos lembrar, que, há Alguém que sofreu muito mais que todo ser humano. Há Alguém que mesmo tendo sofrido o que sofreu, PERDOOU! Isso mesmo, é Deus! Ele nos amou primeiro, e tem Seu perdão reservado para nós, contanto, que, reconheçamos nossos pecados (o modo que Lhe fizemos o mal), e os confessemos (1Jo 1:9), então, que peçamos perdão. Como todo cristão genuíno sabe, devemos ser imitadores do Senhor (1Co 11:1; Ef 5:1). Por isso, se queremos realmente perdoar alguém, o que é nossa obrigação, como verdadeiro cristão, devemos perdoar sem medidas, se é que queremos o perdão Dele (Mt 6:12).

Sabemos que somos cheios de falhas, mas sabemos que Ele é muito paciente para nos perdoar (Êx 34:7abc; Nm 14:18abc; Sl 103:8), e esperar que nos corrijamos, afinal, não há nenhuma falha que seja impossível de corrigir, pois estando em Cristo, nós morremos para o pecado (Rm 6:2), e vivemos para Deus (Rm 6:10,11), e também, Jesus vive em nós (Gl 2:20).

Não importa a situação, quem te fizer o mal, mas te pedir perdão, perdoa, pois antes de mais nada, devemos saber que somos falhos, e sujeitos ao erro, então, PERDOA (Lc 17:3,4). Afinal, já imaginou, se Deus fizesse como certos pregadores falam para fazermos, de "liberar o perdão", mas não mais falarmos ou mantermos relação com o que nos fez mal, se não quisermos? Seria a coisa mais terrível do mundo! Imagina: Deus fala "Te perdoo, mas também não quero mais saber de falar com você, muito menos olhar para tua cara!". Pois é!

É claro, existe o fato, que, quando fazem o mal contra nós, nosso coração fica ferido! Certo é! E também é claro, que, existe o tempo do coração se recuperar (pois o fato de não se recuperar não passa de uma mentira diabólica, pois apraz ao Diabo NÃO PERDOAR). Deve haver esse bom senso, para que o perdão não seja falso, e "da boca para fora", pois, lembre-se, Deus sonda nossos corações. Deve ser um ato sincero. Por isso, amado e amada do Senhor, espere a recuperação da ferida do teu coração, e quando ele se recuperar, PERDOE! Não deixe criar raiz de amargura em teu coração (Hb 12:15bcd), pois é a pior coisa que tem, e isto até provoca doenças, até das mais piores, como o câncer! Perdoe, pois é o melhor remédio. Lembre-se: O PERDÃO É AGRADÁVEL A DEUS, afinal O SENHOR É PAZ! (Jz 6:24c).


Se bater uma tentação de não perdoar, de pensar que tal pessoa é imperdoável, antes, lembre-se: DEUS TE PERDOOU!

Que Deus vos abençoe grandemente, em nome de Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário